Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
Exílio - Galut
Galut
Exílio, designa a dispersão do povo judeu após a desturição do Segundo Templo;
Também praven galut (yid/bebreu): exílio numa cidade de refugio* aonde é submetido um assassíno involuntário.
O exílio é um período de ocultação da Luz Divina. É justamente por isso que a ação de um Judeu é ainda mais preciosa, revela ainda mais amplamente a espiritualidade na matéria do mundo e prepara assim a libertação, a redenção com a vinda do mashiah (Guéula*). Neste sentido, o exílio é comparado a um sonho. Não há existência verdadeira e é somente uma etapa transitória. É por este motivo que ele desaparecera definitivamente, com a vinda do Mashiach.
D’us se encontra também em exílio, como diz o versículo “D’us voltará com tua captivité”, e não “D’us fará tua captividade voltar”. Ele deseja então ser libertado e concede a cada judeu todas as forças necessárias para tornar esta libertação verdadeira.
Por outro lado, a Chassidut* destaca que o exílio está relacionado ao corpo e não a alma*. Na verdade, esta é uma parcela de Divindade e o exílio não teria relação com ela. Em compensação, o corpo se parece com aquele das outras nações, no que diz respeito a seu aspecto exterior. O exílio deve ser o laminador que o conduzirá para a elevação. Assim, o Rabbi Rayatz* ensina: “Quando chegar a libertação, nós lamentaremos o período de exílio. Nós sofreremos por ter servido D’us insuficientemente na época atual.”