Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
Libertação - Guéula
Guéula
Libertação, redenção com a vinda de mashiah*.
A libertação permitira ao mundo o acesso à uma perfeição superior a perfeição da criação. De fato, a matéria teria sido elevada e teria se tornado um receptáculo para a Santidade. Esta elevação do mundo permitirá a união ente as forças intelectuais e as forças sentimentais. De fato, quando a “Aliança entre as partes” foi concluída entre D’us e Abraão, o território dos dez povos foi prometido à Israel. Apesar disso, durante a conquista e a divisão do país, na época de Yoshua, os filhos de Israel só receberam o território dos sete povos*, correspondentes aos sete Atributos do sentimento. Conseqüentemente, os judeus, hoje em dia, podem elevar somente as suas emoções e não têm o meio de elevar o intelecto, pelo qual eles devem se submeter. Quando a libertação ocorrer, esta elevação poderá ser realizada pois os judeus receberão os territórios dos três últimos povos, os Kini, Knizi, e Kadmoni. É também por este motivo que com a libertação ocorrerá a difusão da parte oculta da Tora, da maneira como ela é expressa, sendo perceptível ao espírito pela Chassidut*. Assim, cada um poderá compreender por seu intelecto e se preparar para a libertação final, com a vinda do Mashiah*.
O Rabi Rayatz*, alguns anos antes de deixar este mundo, lançou um slogan que teve uma grande repercussão no povo Judeu: “Techuva imediata, libertação imediata”. Ele adicionou:
“Se todos os Judeus, grandes e pequenos, gritassem: “Pai, já chega. Tenha piedade de nós e envie-nos o Mashiach”, ele já estaria certamente aqui.”
O Rabi, continuando sua obra, explicou diversas vezes que a libertação deve ser imediata. Ele citou a afirmação talmúdica segunda a qual “todas as datas limites da libertação foram ultrapassadas”. Retomando uma expressão do Rabi Rayats, ele disse, em diferentes ocasiões que “os botões do Uniforme para a parada final já estão brilhando e basta estar de prontidão”. Ele explicou:
“Nossos sábios ensinam que o Mashiach virá quando ninguém pensar nele. Assim, como racionalmente é impossível compreender porque o Mashiach deve se revelar, devemos crer, com a fé que ultrapassa o entendimento, na sua vinda. Tal é o sentido de “quando ninguém pensar na sua vinda”. Conseqüentemente, o fato de que alguns esperam que esta época não mereça a libertação é a prova brilhante de sua proximidade”.
É também por este motivo que o Rabbi destaca a importância para cada Judeu de esperar a libertação, de desejar a vinda do Mashiach. Seu Slogan, “We want Mashiach now”, “nós queremos Mashiach agora”, deu a volta ao mundo, foi traduzido em todas as línguas e expressa o desejo ardente de Israel de ter acesso o mais rápido possível a libertação.