Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
Boa preparação para receber algo bom....
Rabi Shalom Dov Ber, o quinto Rebe de Lubavitch.
Um dia, um judeu foi ver o Rebe Shalom Dov Ber para lhe pedir uma bênção. Este homem estava numa situação muito difícil e precisava verdadeiramente desta bênção. Ele contou ao Rebe tudo o que estava lhe acontecendo... mas o Rebe lhe respondeu: “Não posso fazer nada! não posso nada por você!”
O homem saiu do escritório do Rebe e caiu em prantos. Andando, não podia parar de chorar. Foi assim que ele encontrou Rav Zalman Aharon, o irmão mais velho do Rebe Shalom Dov Ber. Este lhe perguntou o motivo pelo qual tanto chorava e o homem lhe contou sua história e o que o Rebe acabava de lhe responder...
Rav Zalman Aharon entrou imediatamente no escritório do Rebe e lhe disse: “Como é possível? Um judeu vem pedir uma bênção e o Rebe lhe responde que não pode ajudá-lo?! Este homem está derramando lágrimas quentes, tal o seu sofrimento!”
O Rebe pediu que fizessem entrar este judeu no seu escritório pela segunda vez. O homem entrou e o Rebe o abençoou. A bênção se realizou e o homem saiu da desgraça.
***
Esta história é surpreendente:
-porque o Rebe não lhe deu logo a sua bênção?
-porque provocou tanta dor para este judeu antes de atender ao seu pedido?
É porque este judeu não merecia uma bênção tão grande. É por isso que o Rebe não pode dá-la e lhe respondeu: “não posso te ajudar”.
Esta resposta do Rebe rompeu o coração do homem. Este chorou, derramou todo o seu coração diante de D’us. E assim se tornou digno da bênção de D’us.
Após o choro deste judeu, o Rebe pode abençoá-lo e a bênção pode se realizar.
O que quer dizer tudo isso?
Internamente, todos os judeus são bons e querem respeitar as Mitsvot (mandamentos divinos). Mas às vezes, apesar de tudo, um judeu pode cometer um erro; e já não será mais digno da bênção de D’us. Seu amor próprio o faz esquecer o que ele é verdadeiramente, um judeu, e lhe esconde a gravidade do seu erro. Mas a tristeza, o coração quebrado, a humildade, a pena, afastam este amor-próprio. E aparece então o bem escondido no fundo do judeu, e este bem lhe permite receber todas as bênçãos de D’us.
