Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
A grande riqueza
A GRANDE RIQUEZA
Nossa Parasha fala da aliança que D’us conclui com Avraham, onde Ele lhe promete dar a terra de Israel aos seus filhos.
Uma das coisas que D’us promete nesta ocasião é que os judeus irão para o exílio no Egito já que eles “de lá sairão com grande riqueza”.
Não é só para pagá-los pelo trabalho muito difícil que os judeus tiveram que fazer no Egito que D’us lhes prometeu esta “grande riqueza”. Na realidade, estava nisso toda a finalidade do exílio. A prova é que, antes de sair do Egito, D’us pediu a Moshé que os judeus fossem solicitar aos egípcios seus objetos de ouro e de prata.
Isso tudo é difícil de compreender. De fato, se tivesse sido proposto aos judeus deixar o Egito mais cedo sem levarem esta “grande riqueza”, eles teriam aceito de imediato. Mas D’us não lhes propôs isso! É porque havia um objetivo especial pelo qual precisavam tirar do Egito essa “riqueza”...
O exílio do Egito tinha por finalidade elevar a D’us as “faíscas de santidade” que lá se encontravam. É esta a “grande riqueza” que os judeus levaram com eles! E eles precisavam fazê-lo por seu próprio bem, a ponto que, se isto não fosse realizado, Avraham teria ido se queixar com D’us.
Por que era para o bem dos judeus? Cada alma judia deve elevar certas “faíscas de santidade” que se encontram no mundo. Somente depois de fazê-lo sua alma é liberada, e também se eleva.
Isto é justamente o que nos ensina o exílio do Egito: é preciso agir no mundo material com as coisas materiais e, assim, elevar a D’us as faíscas que lá se encontram. É desta maneira que mereceremos ir, em breve, ao encontro de Mashiach.
