Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
Da Yeshiva para a selva....
Da Yeshiva para a selva....
Yaacov parte de Beer Sheva e se dirige a Haran.
BEER SHEVA simboliza uma situação de ‘costume’, ‘conforto’, ‘prazer’ para os judeus. (Sheva vem de Savea, saciedade). A palavra Beer Sheva também alude à promessa (Shvuá) feita por Avraham a Avimelech de concluírem uma aliança de paz; também se refere aos 7 poços (sheva beerot) que eles cavaram após a conclusão desta aliança.
Iaacov deixa Beer Sheva: ele deixa a Ieshivá onde ficou 14 anos, um local de Torá, onde estuda tranquilamente a Tora, onde “serve” a Hashem, e ele se dirige para Haran, um local muito baixo muito ruim e imoral (Haran quer dizer que lá se encontra o furor do mundo por causa dos pecados - têm a mesma raiz). Haran é um local onde tudo é muito depravado e corrupto.
É de acordo com essa ordem que a vida de cada judeu deve se organizar. Quando ele vai construir uma casa em Israel (Bait be Israel), isto é sua vida como judeu, como Iaacov, que parte para procurar sua outra metade (zivug) em Haran e para construir seu lar, o judeu deve sair de Beer Sheva e ir para Haran. A preparação real é ficar em Beer Sheva, um local da Torá. Mas vocês vão dizer que a verdadeira vida é Haran, é o mundo real, com suas dificuldades. Então justamente, para servir D’us nesses lugares que são os mais baixos do mundo e os mais afastados de tudo (Haran), é preciso se PREPARAR com um estudo forte, intenso da Torá (Beer Sheva).
Este é o ensinamento que cada judeu deve tirar: quando ele está em meio a testes e dificuldades, ele deve se segurar forte e se dominar e neste meio construir um lar judaico, cálido, iluminado; e mais do que isso, é - Haran - que, pelas suas dificuldades, vai reforçá-lo e torná-lo mais maduro do que antes.
Beer é o poço onde se encontra água fresca, fonte de vida, do Gan Eden.
Haran é o furor, a cólera de D’us.
