Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
Ego surdimensionado
Os homens, se tornam cada vez mais maus, e D’us decidiu destruir o mundo por um dilúvio. Mas um homem se comporta bem: é Noach (Noé). D’us decide salvá-lo. Ele lhe ordena construir um grande barco, uma arca, onde ele ficará com sua família. Depois começa o dilúvio, o mundo é destruído exceto Noach. é ele que começa a reconstruí-lo. Os anos passam, os homens se tornam cada vez mais numerosos e, querendo desafiar D’us, eles constróem uma grande torre de Babel. Para puni-los, D’us faz com que falem idiomas diferentes. Eles brigam e se separam. Finalmente nasce Avraham.
A parashá de Noach nos conta sobre o dilúvio. Este é chamado “as águas de Noach”. Por que se lhe da este nome? Noach era um Sábio, um Justo, não é por erro dele que aconteceu o dilúvio.
Com respeito a isso, nos ensinaram: como Noach não rezou para sua geração, o dilúvio é designado com seu nome.
Isto quer dizer que, mesmo se Noach e a família não tinham nada a ver com o dilúvio, eles deveriam ter rezado para todos os outros, defendê-los, trazê-los de volta a D’us e não se separar do mundo inteiro, e fechar-se na arca. É claro que se Noach foi para a arca foi porque D’us o tinha mandado fazer isso mas, como ele não rezou por aqueles que viviam na sua época, o dilúvio levou assim mesmo o seu nome: “as águas de Noach”!
Isto nos ensina algo muito importante: mesmo não sendo perfeito, a pessoa não deve se fechar sozinha mas deve ocupar-se com os outros.
Ao fazer uma recriminação tão severa a Noach, e sendo ele um Justo que vivia antes de D’us ter dado a Torá, isso vai ser ainda mais verdadeiro para nós. Porque, desde a outorga da Torá, todos os judeus são responsáveis uns pelos outros. Então, cada um deve pensar na sua geração, rezar por todos e fazer a defesa de todos, antes mesmo que façam Tshuva. Cada um deve, logo, agir para que eles voltem para a Torá. Não se pode ficar satisfeito com o que se faz por si mesmo, precisa também se preocupar com o bem dos outros.
Não se deve nem pensar sobre se vai se ter sucesso ou não: deve unicamente se agir. Na realidade sabe-se que, ao agir, se tem sucesso. É particularmente verdadeiro para os Chassidim a quem o Admor Hazaquen prometeu que, em tudo que façam pela Torá e pelas Mitsvot, surgirá a vitória.
