Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
O Mes de Kislev e Hanuka nesta Parasha
Lemos a Parashá de “Chaié Sara” no último Shabat do mês de Mar-Cheshvan, isto é, naquele em que se abençoa o mês de Quislev. Isto certamente não ocorre por acaso, foi a vontade de Hashem.
Para demonstrá-lo bem, podemos observar que o nome do mês, Quislev, e a festa que nele ocorre, Chanucá, estão ligados à Parashá de Chaié Sara.
Nossa Parashá começa com a frase: “A vida de Sara foi de 127 anos”; foi com essa idade que ela faleceu.
A palavra Quislev vale, em hebraico, exatamente 127: se somarmos o valor de cada uma das suas letras (6=vav; 10=iud; 30=lamed; 60=samech; 20=caf) dará 126. É preciso acrescentar 1 para a própria palavra Quislev e o resultado será 127.
Nossa Parashá nos conta o milagre que acontecia a cada semana com Sara e Rivca.
Para acender as luzes de Shabat, elas utilizavam óleo. As luzes deveriam queimar durante todo o dia de Shabat se apagando logo; o óleo existente era suficiente exatamente para isso. Mas elas duravam a semana toda. Então as luzes de Shabat acesas sexta feira brilhavam até a sexta feira seguinte.
Após a morte de Sara, seu filho Itschac se casou com Rivca. Ele a trouxe para sua casa onde ela substituiu Sara. É o que nos diz a Torá: “Itschac a trouxe para a tenda de Sara, sua mãe”. Rashi nos explica esta frase: Rivca fizera como Sara - enquanto Sara estava viva, a luz de Shabat queimava de uma sexta feira à sexta feira seguinte. Quando ela morreu, este milagre parou mas com a chegada de Rivca, ele recomeçou. As luzes ficaram de novo acesas durante a semana toda.
Exatamente no mês de Quislev, aconteceu uma história que se parece muito com esta: a de Chanucá, em que festejamos também o milagre da jarra de óleo. Seu conteúdo, que bastaria exatamente para acender a Menorá do Beit Hamicdash durante um dia, queimou por oito dias.
Vemos bem, então, que o nome do mês de Quislev bem como a festa que nele se encontra, Chanucá, estão ligados à Parashá Chaié Sara.
