Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
eternidade
A VIDA APÓS A MORTE
Esta Parashá se denomina “Hayé-Sarah- a vida de Sara”. No Tanya, o Admor Hazaquen explica que o nome de cada coisa é muito importante, e é graças a ele que esta coisa pode existir.
Portanto, se toda a Parashá leva o nome de “hayé Sarah”, é porque ela está inteiramente ligada à vida de Sara.
Mas nossa Parashá só fala de Sara apenas no princípio. Todo o resto nós conta outra coisa: o casamento de Itschac, a morte de Avraham. Porque, então, toda a Parashá se chama “Hayé-Sarah- a vida de Sara”?
Na verdade, tudo o que a Parashá relata está ligado à vida de Sara, seja o casamento de Itschac ou a morte de Avraham. Com respeito ao casamento de Itschac e de Rivca, a Torá nós diz: “E Itschac a levou para a tenda de Sara, sua mãe”. Quando Itschac aceitou casar com Rivca? Somente depois de fazê-la entrar nesta tenda e de, neste momento, tudo ter voltado a ser como no tempo de Sara. Rashi explica que havia três coisas extraordinárias na tenda de Sara:
1) a luz acesa para Shabat durava a semana inteira, até o Shabat seguinte,
2) havia uma bênção especial na massa do pão,
3) uma pequena nuvem se erguia sempre acima da tenda.
Após a morte de Sara, tudo isso havia desaparecido. Mas tudo voltou graças à Rivca.
Constatamos que, três anos após sua morte, se da uma seqüência à vida de Sara.
Com respeito à morte de Avraham, a Torá conta: “Itschac e Ishmael o enterraram”, quer dizer que Itschac passou na frente de Ishmael. Este havia feito Tshuvá, e é por isso que havia deixado Itschac em primeiro lugar, reconhecendo assim, que Itschac era o verdadeiro herdeiro de Avraham.
Tudo isso ocorreu graças a Sara. Ao perceber que Ishmael se comportava mal, ela pedira a Avraham para expulsá-lo. “Porque ele não herdará” disse ela. Ela queria que ele faça Tshuvá e foi o que ele fez! Anos após a sua morte, ele deixou Itschac passar à frente. Vemos bem este fato como uma seqüência da vida de Sara.
Portanto, se toda a Parashá leva o seu nome, é porque está realmente ligada a ela.