top of page
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
EN
EN
PT
FR
HE
Jejum do 10 de Tevet
Jejum do 10 de Tevet.
Asarah BeTeves, a data do dia 10 do mês de Tevet comemora o cerco de Jerusalém em 424 a.C. pelo rei da Babilônia, o ímpio Nabucodonosor, que terminou com a conquista da cidade e a destruição do primeiro Templo.
No dia de jejum, todos devem examinar e retificar suas ações nos dias de jejum, pois seu objetivo não é a aflição, mas o arrependimento, e o jejum é apenas um meio para esse fim.
A data de 10 Tévet marca o inicio do cerco de Jerusalém. Nevoukhadnetsar, rei da Babilônia, marchou com seu exército contra Jerusalém. Como relata o versículo: "No nono ano de seu reinado, no décimo mês, Nevoukhadnetsar, rei da Babilônia, marchou com seu exército contra Jerusalém. acampou sob suas paredes e eles ergueram trincheiras em seu circuito: a cidade sagrada ficou cercada até o décimo primeiro ano do reinado do rei Sedecias. No nono dia do mês, houve fome na cidade e faltou pão ao povo”. (Rei 25:13 ).
O cerco da cidade durou um ano e meio. Os estoques de alimentos estavam diminuindo, deixando uma situação de fome sem precedentes para os habitantes de Jerusalém. No dia 9 de Tamuz, os arredores da cidade ruíram, permitindo a entrada de hordas de soldados de Névoukhadnétsar.
A data de 10 Tévet marca o início do fim, o início do pior que será para acontecer com a destruição do Templo Sagrado de Jerusalem : do cerco de Jerusalém. Por esta razão o jejum do 10 de Tevet é o mais duro e mais triste: marca o inicio de uma enorme tragédia ainda não resolvida.... Só com a vinda de Mashiah e acrescentar amor gratuito ao próximo e atos ingênuos de bondade.

bottom of page